sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Feliz Dia do Samba

Hoje, dia 02 de dezembro é comemorado o dia do Samba.
 O samba é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima, alicerces do samba de roda nascido no Recôncavo Baiano e levado, na segunda metade do século XIX, para a cidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África e se instalaram na então capital do Império. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca.
Dentre toda essa história, se destacou uma pessoa: 
Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, foi um cantor,compositor e violonista brasileiro. Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Cartola nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras. Tomou gosto pela música e pelo samba ainda moleque e aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão. 

Ele é lembrado até hoje e seus sucessos são conhecidos pelo Brasil inteiro. 



4 comentários:

  1. Que legal vi hoje na TV que é dia do samba, esta música marcou minha vida.
    Me casei com ela e tenho 36 anos de casada.
    Linda
    Boa sexta
    Beijos coloridos!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia, haha, sou muito desligada >< achei interessante! beijoos Best, ótimo final de semana ^^ obrigado pelo carinho! *-*

    http://dezahoffmannmoda.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá obrigada por seguir meu blog também, adorei sua visita. o seu blog é muito interessante, gostei demais dos posts.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. hehe obrigado. Um ótimo final de semana para vocês.
    beijos

    ResponderExcluir